• Arquivos

  • Contagem Regressiva

    "As obras do Ifet de Gaspar estão atrasadas em mais de nove meses para que nele os jovens possam se qualificar e estudar em 2010"
  • Poemeta

    Álvaro de Campos

    Poema em Linha Reta

    Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo. Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda; Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel, Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes, Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar, Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado Para fora da possibilidade do soco; Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas, Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo. Toda a gente que eu conheço e que fala comigo Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho, Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida... Quem me dera ouvir de alguém a voz humana Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó principes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra? Poderão as mulheres não os terem amado, Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca! E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que venho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

    *Álvaro Campos é um dos heterônimos de poeta e escritor português Fernando Pessoa.

  • Meta

Câmara Terá no Ano Que Vem Dez Novos Assessores

Está marcada para hoje, Terça-Feira, dia 24, tarde e noite, a segunda votação do PL 81/2009 bem como a votação da sua redação final. O que diz este Projeto de Lei? Que a Câmara terá dez novos assessores no ano que vem: um para cada vereador. A novidade vem depois de décadas de austeridade. Num jogo de cena, os vereadores Antônio Carlos Dalsóchio e José Amarildo Rampelotti, ambos PT, votaram contra o projeto, pois queriam que ele vigorasse só em 2011. Diga-se que Rampelotti sempre se manifstou contra o projeto.

O projeto da assessoria parlamentar para os vereadores de Gaspar passou (faltam duas votações tidas como certas) da forma como o presidente da Casa, José Hilário Melato, PP, queria: sem maiores polêmicas. A única veio do fogo amigo. Este projeto é uma paga do Executivo ao apoio integral e quase incondicional que o Legislativo lhe deu durante todo o ano. O desgaste foi mínimo para ambos sobre este assunto. Uma CPI que apura eventuais irregularidades ao final do governo Adilson Luiz Schmitt, PSB, abafou a polêmica. Todavia, a CPI pode ter um custo caro para o atual governo municipal.

Por outro lado, na pauta da Câmara de hoje está um Projeto de Lei do Executivo, o 92/2009 que vai beneficiar os donos de imóveis no município de Gaspar e atingidos pela catástrofe ambiental de Novembro do ano passado. É uma boa e lógica iniciativa. Trata-se da isenção do IPTU e Taxas de Serviços sobe os imóveis afetados pela catástrofe. Ele está tramitando em regime de urgência.

Em Casa de Ferreiro, o Espeto é de Pau

Um dia, o procurador do Município de Gaspar, Mário Wilson da Cruz Mesquita, disse-me (ninguém me falou) que as minhas observações agudas sobre a atual administração municipal não eram profissionais, deviam-se unicamente ao fato de eu ter expectativa de trabalhar na atual equipe de governo (nunca pedi, nunca fui convidado, nunca avaliei esta hipótese e quem afirma mente, dissimula e o faz por constrangimento) e não pelos sucessivos, crassos e repetidos erros que aponto e se provam.

O rosário é longo e apenas para citar um, começo pelo acordo num Interdito Proibitório que fechou a rua Cecília Joanna Schneider Krauss, no bairro Sete a um grupo de privilegiados. E para não sair do exemplo recordo da reunião que fez na Câmara, com ata e tudo, concluindo-se por uma indicação para reabri-la, até hoje não concretizada.

Mesquita, professor universitário em Direto Processual, conhece-me pouco e talvez por me compará-lo, erra. Ele, se contamina pelo partidarismo, o açodo e à solução ao gosto de seus chefes. Quer ser heroi. É preciso se ter valor crítico e respeito pelo contraditório e o senso de realidade. O doutor Mesquita é pago para defender o Município e isto é inalienável ao seu cargo, função, habilidade e conhecimento.

Todavia, ser apenas um jurídico, cego para ideias e problemas de quem não é da área, vive de espertezas e é vingativo, é um perigo. Antes, penso, o senhor Mesquita deveria ser um conselheiro jurídico da sua turma; respeitado, aconselhando-a à certas prudências ou soluções na conciliação, no âmbito administrativo e principalmente na negação de certas artes e artimanhas.

Dizer não, é difícil, todavia pode ser construtivo. Dizer sim, aparentemente, parece ser fácil. Mas, pode ser um desastre no médio e longos prazos.

Veja esta que eu encontrei na Sexta-Feira no portal do Tribunal. Daniel Knop é advogado como Mesquita e trabalha na procuradoria do Município. Ele entrou com um mandado de segurança contra o Município de Gaspar (o prefeito Pedro Celso Zuchi e o secretário de Administração Evandro Assis Muller) para ganhar os triênios a que ele diz ter direito. Ou seja, casa de ferreiro, o espeto é de pau. Mais. Não sou eu quem está encontrando defeitos na atual administração. Enquanto isso, sem advogados, as Agentes de Saúde ficaram a mercê da piedade da área de Recursos Humanos, quando ao receberam aumentos reais, tiveram, na verdade, diminuição

Pesquisar por nome completo
Dados do Processo
Processo 025.09.005966-7
Classe Mandado de Segurança / Lei Especial (Área: Cível)
Distribuição Sorteio – 20/11/09 às 13:39 Gaspar / 1ª Vara
Local Físico 20/11/2009 12:00 – Distribuição
Partes do Processo (Principais)
Participação Partes e Representantes
Impetrante Daniel Knop
Advogado : Bruno Bolognini Tridapalli
Impetrado Prefeito Municipal de Gaspar
Movimentações (6 últimas)
Data Movimento
20/11/2009 Processo distribuído por sorteio
Audiências
Não há audiências futuras vinculadas a este processo.

Se não bastasse isto tudo, no interesse próprio e público, o doutor Mesquita também acaba provar o sabor da bebida amarga da sua iniciação de fazer impor ideias (até porque a outra parte tinha lhe proposto um acordo). Numa disputa com vizinhos, o espólio de Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, Mesquita acaba de perder a Apelação Cível no Tribunal. E pelo jeito, desistiu dela, pois a sua causa já transitou julgada.

Dados do Processo
Processo 2004.023428-7 Apelação Cível
Distribuição DESEMBARGADOR CARLOS ADILSON SILVA (Cooperador Participante), por Transferência em 30/03/2009 às 19:04
Revisor DESEMBARGADOR CARLOS PRUDÊNCIO
Órgão Julgador PRIMEIRA CÂMARA DE DIREITO CIVIL
Origem Gaspar / Vara do Crime, Cível e Anexos 250100012255
Objeto da Ação Ação de Manutenção de Posse relativo ao imóvel localizado na rua São José, 14, centro município de Gaspar, com ára de 1618 m².
Número de folhas 495
Última Movimentação 18/11/2009 às 17:21 – Remessa à Expedição
Última Carga Origem: Seção de Baixa e Expedição (Divisão de Cartório) Remessa: 18/11/2009
Destino: Expedição (Expedição) Recebimento:
Partes do Processo (Principais)
Participação Partes ou Representantes
Apelantes Flávio Casas e outro
Advogado: Mário Wilson da Cruz Mesquita (9489SC)
Apelados Bernardo Leonardo Spengler e outro
Advogados : Sérgio Hammes (8019/SC) e outro
Movimentações (Últimas 5 movimentações)
Data Movimento
18/11/2009 às 17:21 Remessa à Expedição
18/11/2009 às 17:18 Cartório – Baixa à Origem

13/10/2009 às 20:00 TRANSITO EM JULGADO DO PROCESSO PARA AS PARTES

28/09/2009 às 11:10 Publicado Edital de Assinatura de Acórdãos Documento Emitido
Nº Edital: 1435/09 Nº DJe: Diário da Justiça Eletrônico n.778- http://www.tj.sc.gov.br
08/09/2009 às 14:00 Acórdão Assinado
Incidentes e Recursos